Estudiosos destacam de que as dificuldades comportamentais e emocionais da criança influenciam no processo ensino-aprendizagem gerando problemas de comportamento. Estas dificuldades podem se expressar tanto de forma internalizada, por meio de ansiedade, depressão, retraimento e sentimentos de inferioridade, quanto externalizada, por meio de comportamentos e atitudes que geram conflitos com o ambiente e, geralmente, são marcados por características de desafio, impulsividade, agressão e hiperatividade. Esta realidade é vivenciada diariamente em nossa instituição. Por isso também a importância de uma ação multidisciplinar com capacitação contínua dos cuidadores para lidar com essas situações.
Por estes motivos, nossa Metodologia baseada na Sociologia da Infância busca sempre atender as necessidades da criança com um atendimento individualizado, levando-se em conta todo seu histórico. Depois ter acesso à realidade da criança, baseado nela, traçamos um plano de ação e desenvolvemos o PIA – Plano Individual de Atendimento, que o sistema judiciário tem acesso, para que acompanhe o desenvolvimento da criança na instituição.